Punk Cigano

“Os roma roubam crianças”. Típica fala de pessoas mais antigas que propagavam uma imagem negativa do povo cigano. Um povo nômade, relativamente fechado, com visual espalhafatoso e que coloca sua comunidade acima de tudo, até mesmo praticando atos ilícitos para sua sobrevivência. Piratas, charlatões, caloteiros e mal-encarados. Se tudo isso é verdade, eu particularmente não sei. Mas definitivamente essa não é a imagem passada pelos integrantes do Gogol Bordello, grupo atípico de gypsy-punk e uma das bandas mais animadas e criativas em atividade hoje.

Utilizando a cultura de seu povo como base, e mesclando-a com ritmos do leste europeu, músicas folclóricas eslavas e punk-rock, produzem hinos multiétnicos que cheiram a rum e cigarros de palha. Suas performances altamente teatrais promovem uma imagem festeira, enérgica e boêmia elevando o ânimo de qualquer pessoa que se aventura pelas canções com um pouco de atenção.

Há dois anos o vocalista e comandante da trupe Eugene Hütz migrou para o Brasil após apresentar-se no TIM Festival. Apaixonado pelo público, pelo cheio do país e pelo sol, resolveu viver por aqui para juntar algumas experiências diferentes e se divertir um pouco. O fruto dessa mudança de ares é “Trans-Continental Hustle”, quinto disco da banda lançado essa semana. O álbum foi disponibilizado na íntegra no MySpace Oficial do Gogol Bordello. O primeiro single “Pala Tute” ganhou um clipe bastante colorido (no bom sentido, não no sentido Restart) que já está circulando pela rede (clique aqui para assistir). Na falta do embed, a gente fica com outro vídeo, né? :P

Se você ainda não conhece bem o trabalho dos caras, vale a pena pesquisar. Diversão garantida!

7 Respostas to “Punk Cigano”

  1. Nuss nem sabia que existia esse estilo musical rs

  2. Interessante seu post, mas eu não consegui engolir o Gogol. Por mais que eu seja apaixonado por música, o som dele não me atraiu nem um pouco.

  3. não conhecia a banda…vou ver o video…conhecer novas bandas nunca e demais…

  4. Não conhecia a banda, mas gostei da dica! Vou escutar. Parabéns pelo blog. Abraço.

  5. vi eles na mtv uma vvez
    achei meio tosco

  6. Banda muito boa!
    Eugene Hütz tocou no carnaval do ano passado lá em Pernambuco junto com Mundo Livre S/A… show de bola!

  7. Conheci essa banda por causa do ator elijah wood, que namora uma das garotas do grupo. Eles são muito bons e criativos. Adoro esse estilo de música teatral. Os caras, e as moças, são muito criativos e fazem um som bem interessante. A única coisa ruim é achar material deles pra download. Se tiver algo me passa? Ha e parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: