New-Shoegaze

Antes de mais nada, o termo new-shoegaze não existe. Ele é uma teoria minha, baseada em coletas de dados pela internet. Para quem não conhece, o shoegaze é o nome dado para uma postura de palco que virou estilo musical. Tá, peraí, vou explicar…

No começo dos anos 90, as bandas britânicas surgiram com um rock etéreo sobrecarregado de guitarras poluidas no volume máximo, cheias de distorções e bizarrices que (literalmente) sujavam as canções e escondiam o ritmo. Bandas como Stone Roses, My Bloody Valentine e Ride encabeçavam esse “movimento” experimental sem parâmetros nem sentido. Mas o termo shoegaze veio das apresentações dessas bandas. Como um todo eles eram… Tímidos. Não conseguiam encarar a platéia, ficavam olhando para si mesmos de costas para o público como em um ensaio, ou para os próprios pés (shoe = sapato; gaze = olhar fixamente para). A mistura dessa postura e a sonoridade incompreensivel gerou o tal rock shoegaze. Mas enfim…

O que diabos é new-shoegaze? Porque você tá dando essa aulinha tosca de “história do rock”?

Bem, como percebemos constantemente, ninguém cria mais música. Usam referências do passado agregadas a modernidades infinitas e geram novos rótulos efêmeros perfeitos para dar nó na cabeça das pessoas e dos jornalistas. O que vejo é uma reconfiguração do shoegaze no cenário electro atual. Bandas como Crystal Castles (e novissima HEALTH (sim, em caps lock mesmo) estão misturando essas texturas distorcidas às suas batidas dançantes. E não são só eles: existe uma leva inteira de novas bandas seguindo esse padrão ainda sem nome, mas com características semelhantes.

Claro que nenhuma dessas bandas tem como padrão criar uma sonoridade assim. Digamos é que é um gênero dentro de gêneros que está aparecendo aos pouquinhos sorrateiramente, mas que tende a copular com outras vertentes musicais e gerar filhotes esquisitos. Dentre tudo o que escutei até agora (e que julgo poder entrar nesse “gênero”) a única banda que aparentemente só faz essa… bagunça… é a M83. Com uma carreira relativamente consolidada, os franceses mesclam dance e noise a aproximadamente oito anos. Vale a pena conferir a faixa “We Own the Sky” (só clicar para escutar) que é uma delícia!

Não sou o Polvo Paul para adivinhar o destino dessa “tendência”, se é que posso chama-la assim. O fato é que existe algo ai e nada melhor do que compartilhar observações diretamente do underground hehe xD

Para ouvir mais faixas do Crystal Castles visite o MySpace da banda. Já o HEALTH você pode escutar aqui e a M83 aqui. Procure também pelas bandas School Of Seven Bells, The Album Leaf, Salem e Slowdive.

10 Respostas to “New-Shoegaze”

  1. Confesso que não gosto muito desses posts.. hahahahahahahah
    Não faz meu tipo! Mas é legal.

    Beijo

  2. Mais um new sub-genero, como vc disse só algo a mais pra complicar nossas cabeças, o começo da musica do HEALTH me lembrou uma musica da Juliette And The Licks e essa do Crystal Castles já ouvi algo assim em algum lugar, mas é isso ai mistura daki , dali as vezes sai algo bom.

  3. parabens pelo blog, pois é, sempre bom se atualizar em relação as novas tendencias da musica, do rock no caso. eu estranhava muito aquele rock surgido nos anos 90 em que as musicas eram bem depres, parecia que o cantor estava sempre chorando e se lamentando da vida, teve ate um episodio dos simpsons em que o homer vai ver um show dessas bandas pos nirvana nos anos 90 e quando entra em depressão. que faltam faz uma guitarra , como dizemos ” rock de macho ” ! rsssss

    bem hoje ouvi um som beeeem legal, chama-se cage the elephant, ja ouviu ? um abraço

  4. Crystal Castles é perfeito demais!

  5. Cara… Gostei mesmo das músicas. Esta vertente do rock me atrai. Mas o segundo clipe me deixou com medo.

  6. O que é Shoegaze, Jonatas? Odeio rótulos.. e esse é um dos mais idiotas já inventados. Mas o teu blog é sempre show de bola.

    abraço

  7. tá mais new-shoegaze soa parecido com newgaze que realmente existe, pq não electro-gaze? rs…

  8. Robert Smith Says:

    Stone Roses shoegaze… essa é boa. Nem aqui nem em nenhum lugar do universo… de onde vc tirou esta heresia?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: