Top 5: Melhores Discos Brasileiros de 2008

5) Frejat – Intimidade Entre Estranhos

248_2956-capa-frejat-rod

Esse é o terceiro álbum da carreira solo de Frejat, líder do Barão Vermelho e um dos maiores expoentes do rock brasileiro. Para muito pode parecer mais do mesmo, outro disco cheio de baladinhas chiclete com levadas de rock alternativo e blues, mas para aqueles que possuem um ouvido mais apurado é uma boa obra que capta uma instrumentação quase perfeita com letras extremamente inteligentes e bonitas! Vale a pena dar uma conferida ;)

4) Curumin – Japan Pop Show

2008curumin

Na minha humilde opinião, Curumin foi a grande revelação brasileira do ano que foi ofuscado injustamente pela monga da Mallu Magalhães. Instrumentista competente, sabe misturar diversos gêneros musicais fomentando o melhor da nova MPB e trazendo algumas canções interessantes e criativas, além de dançantes. E ao vivo é melhor ainda, pode conferir!

3) Pedro Luís & A Parede – Ponto Enredo

plap_2008-ponto-enredo_32

Só a faixa de abertura desse disco já vale por ele inteiro! O grupo dedicou esse novo trabalho ao samba e produziu boas canções tímidas, um pouco incertas, típicas de músicos que já estão acostumados a tocar tudo aquilo que ouvem e não sabem bem separar os gêneros. Mas isso não é uma coisa ruim: é um álbum de samba original, muito bom por sinal, com influências de jazz, blues, rock e música regional brasileira. Soa como poesia, e hoje em dia isso é muito difícil.

2) MopTop – Como Se Comportar

moptop

Acredito que MopTop é uma das bandas nacionais mais legais dessa nova geração de bandas. Podem falar que produzem um rock chupado dos Strokes, sem identidade sonora, mas eu discordo. Acho eles muito competententes e inspirados, e esse disco mostra bem como amadureceram desde que iniciaram sua carreira e percorreram o país mostrando sua música. As composições estão infinitamente melhores, as melodias ainda são previsíveis mas já percorrem por caminhos diferentes e há muita harmonia. Não é à toa que os caras não param de fazer shows por ai. Simplicidade contagiante!

1) O Rappa – 7 Vezes

33vmcf4

Admiro muito O Rappa. Acho difícil passar uma mensagem político-social para uma geração repleta de acéfalos utilizando como base a linguagem do morro, referências das comunidades e de maneira tão direta e devastadora. Acho a voz do Falcão pesada e melancólica ao ponto de ser triste. E não tem uma única canção do grupo que não grude na memória! É uma volta e tanto, com mais do mesmo claro, mas de uma maneira diferente que me dá vontade de cantar.

Uma resposta to “Top 5: Melhores Discos Brasileiros de 2008”

  1. gosto demais do Rappa, mas não curti esse cd.

    Frejat é bom demais

    Abs
    Ronaldo
    http://ronaldo75.wordpress.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: