Top 5: Discos de 2008

Fim de ano chegando, começam aqueles balanços gerais do que houve de bom e ruim no decorrer de todo o ano, uma espécie de retrospectiva para ninguém esquecer nada. Para não fugir dos padrões modais, aqui no Musikaholic também teremos essas listas! Mas claro, nada de Top 20, Top 100, os 1000 hits do ano. Nada, aqui só rolam 5. Mesmo porque não dá pra se dizer que aconteceu tanta coisa boa assim num período tão curto de tempo.

Pois bem! Para iniciar então, listo aqui abaixo os 5 melhores discos do ano de 2008, na categoria internacional. Deixo claro que são opiniões pessoais, então sem difamações… Cada um com seu gosto, respeito é bom hehehehe xD

5) TV On the Radio – Dear Science,

tv-on-the-radio-dear-science

Se houve um disco perfeitamente maduro lançado em 2008, esse disco pertence ao TV On the Radio. Não há sequer uma faixa nesse álbum que não impressione, seja pela melodia, pela simetria ou pela composição. E é um trabalho completamente diferente dos demais já produzidos pela banda, soando mais pop do que experimental, mas ainda assim diferindo-se da constância musical existente no mainstrain. Recomendo por ser emocionante, de arrepiar!

4) Fleet Foxes – Fleet Foxes

fleet-foxes-fleet-foxes

Talvez essa seja a maior revelação musical do ano. À começar pela capa, esse disco é maravilhoso! As hamonias beiram ao melancólico num revival de folk descomunal. Numa primeira audição lembra-se de Crosby, Stills, Nash and Young, cujas canções eram simples e objetivas, mas que ao mesmo tempo conseguiam tônicas extremamente impressionantes. Álbum calmo, curto e espiritual. Acredito que seja só o começo…

3) Portishead – Third

portishead-third

Grupo de trip-hop veterano, o Portishead lançou um disco extremamente experimental e eletrônico que confundiu bastante os fãs e principalmente a mídia. Quem estava acostumado com o hit “Glory Box” deve ter simplesmente odiado esse novo trabalho da banda. Mas ele é matemático! Cada nota, cada ruído, cada esquizitisse está simétricamente colocada em seu devido lugar dando origem à um dos barulhos mais intrigantes da música. Quem mais poderia fazer isso com tanta simplicidade?

2) Vampire Weekend – Vampire Weekend

vampireweekend1

O disco mais divertido de 2008, com toda a certeza. Com muito bom humor, os novaiorquinos debutantes do Vampire Weekend lançaram um álbum regado à bom gosto, ritmos africanos e reaggea. E a parte mais legal: deixaram aquela coisa sacal meio folclórica que todo músico costuma utilizar e aderiram a vertente mais pop da cultura africana. Nada de gritinhos tribais ou batuques de oferendas, a musicalidade aqui se encaixa de acordo com sua necessidade. E assim, recicla o rock alternativo dando um frescor de novidade aos ouvidos.

1) MGMT – Oracular Spectacular

mgmt

Indietrônica, neo-hippie, acid-rave… Não dá pra definir o que é MGMT. Há uma enorme diversidade musical dentro desse disco que produz efeitos psicodélicos em qualquer pessoa. Soa estranho, sim, mas é incrível! É animado e zen, espalhafatoso e colorido, fomentando uma ode dançante e esquisita, que fabricou os melhores hits do ano.

***
Se isso fosse um Top 10, os outros 5 discos da lista seriam: 10) Oasis – Dig Out Your Soul; 9) AC/DC – Black Ice;  8) Glasvegas – Glasvegas; 7) The Verve – Fourth; e 5) Radiohead – In Rainbows (mesmo tendo sido lançado em 2007 apenas na internet hehe).


4 Respostas to “Top 5: Discos de 2008”

  1. Musikaholic como sempre trazendo boas dicas musicais!

    Parabéns velho!

  2. tche…nao concordei…o oasis , o radiohead…o resto nao conheço…nao posso avaliar o que nao chegou até mim e de repente nao faz a minha praia…o kaiser chiefs tem sido a banda mais promissora para mim.

  3. te confesso que não conheço nenhum dos 5 aew. vou ver no Youtube q tem sobre eles pra poder falar melhor.

  4. Bom do Top 5 eu não conheço nenhum, mais prometo pesquisar sobre essas bandas para conferir se é boa assim, como esta falando…=P

    Admiro muito sua forma de escrever tao bem, devia ser jornalista musical…;)

    Parabenss anjo!!=)
    =*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: