Discoteca: Blur – Blur

Ano: 1997

01) Beetlebum
02) Song 2
03) Country Sad Ballad Man
04) M.O.R
05) On Your Own
06) Theme From Retro
07) You’re So Great
08) Death Of a Party
09) Chinese Bombs
10) I’m Just a Killer For Your Love
11) Look Inside America
12) Strange News From Another Star
13) Movin’On
14) Essex Dogs

Na época que esse disco foi lançado, o brit-pop estava em decadência. A capa do disco faz claramente referência à isso: uma foto borrada de uma maca sendo empurrada para o que parece ser uma sala de cirurgia, ou seja, “estamos morrendo, salve-nos”. E foi mais ou menos o que aconteceu – esse disco meio que salvou por algum tempo o Blur – mas o final era certamente inevitável e todos sabiam disso. Tanto que, um ano depois, o brit-pop foi enterrado.

Mas o disco mostra uma enorme transição da banda Blur em si. O disco deixou de lado aquela coisa britânica que conseguimos perceber a cada faixa e se tornou mais americanizada. Como combater bandas como Everclear e Chumbawamba que conquistavam o topo das paradas??? Como fazer hits de sucesso??? Simples: copiando.

E ai surgiu a bombástica “Song 2” que até hoje é a canção mais conhecida da banda (Mas de longe, não é uma das melhores). Um refrão simples, gritinhos desafinados e pouco mais de 2 minutos de pancadaria que lembra o bom e velho punk, mas com um quê de rock alternativo. E Damon Albarn se supera nesse trabalho, compondo canções que chegam a ser dolorosas como “Strange News For Another Star” e “Country Sad Ballad Man”. Vale a pena conferir

29 Respostas to “Discoteca: Blur – Blur”

  1. gostei muito do clipe, apesar de não conhecer nenhuma dessas músicas!!!
    =D

  2. Jonatas, eu lembro que nessa época ainda tinha o Disk MTV, quase sempre eu chegava atrasado na escola, pq ficava até o final do programa para ver o clipe, isso quer dizer que os caras quase sempre estavam em primeiro lugar com essa música.

    Fez muito sucesso esse clipe, agora fiquei até com saudades daqueles tempos!

    abraço,
    http://comideiaseideais.blogspot.com

  3. Eu me lembro quando esse clipe estava no ar, eu quase sempre chegava atrasado na escola, pq ficava até o final do Disk MTV para ver esse clipe. Isso quer dizer que eles ficaram um bom tempo em primeiro lugar.

    Agora deu ate saudades daqueles tempos!

    http://comideiaseideais.blogspot.com

  4. luizcarlosmuniz Says:

    Sou fã do Blur(do gorilaz e do The good, the bad and the Queen tbm). O meu disco preferido deles é Parklife

    ps: tenho um selo pra vc no meu blog

    Abração
    http://verseries.wordpress.com/

  5. Eu gosto de Blur …

  6. Este disco tem canções geniais como Beetlebum e Song 2….
    Mas eu prefiro o Parklife….

    Abraços!

  7. Querido !!!

    Poderia qualquer hora falar sobre o The Cure ???

    Beijos !!!

  8. Muito fera o clipe…
    nao conhecia!

  9. Putz .. eu nuca gostei deles .. acho eles muito gayzinhos .. rsrsrs

    Me lembro dessa época .. virou febre ..

    Abç..

  10. Lembro-me deles no DiskMTV

    bons, curto o som! :D

  11. o Alternativo ontem, é o comum hj.

  12. felipemundopop Says:

    Gosteeei duu clipe!
    Beem legaaal

    Mundo P-O-P – O Seu Mundo da Música!

    _____________________________
    http://mundop-o-p.blogspot.com

  13. Não conhecia esse som.
    Gostei da qualidade com que expõe a música.
    Muito criativo seu blog. Parabéns.
    Boa semana!
    Bjos

  14. tbm gostei do clipe

  15. Conheci a banda através da trilha sonora do Fifa Soccer não lembro de qual ano, com a música “Song 2”. Mas, fora isso, nunca mais ouvi muita coisa do Blur

  16. Gosto muito do Blur e de outras bandas inglesas da época. Song 2 marcou minha adolescencia, tanto que o vídeo já está há algum tempo nos meus vídeos favoritos do Orkut. Mas, particularmente prefiro a música ‘The Universal’. Abraços e Parabéns pelo Blog. Ótimos posts!

  17. Blur é uma banda que eu conheço e recomendo, Song 2 é uma musica muito boa, vale conferir!!

  18. Que blog bom, cara. Marcado em favoritos…

  19. Opa…qto tempo aqui hein..rs
    Se eu conhecer 3 músicas do Blur posso falar q é muito. Como vc msm disse, só Song 2, que aliás eu conheci através do game Fifa 98 pra PS 1…rsrs. As demais que ouvi deles não gostei msm. Mas se mudaram de estilo pra melhor, vale a pena conferir.
    Mais um com o selo de aprovação do Musica Holic, hehehe
    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com/

  20. haha… gosto deste blog, tirando o Foo Fighters e os Los Hermanos lá embaixo, não conheço ninguém desta primeira página, sempre me apresentando a novos artistas.

    abs

    http://www.euforiamelancolica.blogspot.com

  21. Pois é Jonatas!

    O livro eu já escrevi. Os 75 comentários eu já tenho! :D
    Só me falta consegui publicá-lo. ahauahauahauahauauh

  22. olha eu aqui de novo!!!

  23. Comentando (:
    descoberto via orkut, haha.
    gostei disso tudo aqui, dá boas idéias do que escutar (:

  24. Eu nunca ouvi esse Blur. Vou ver se acho algo deles p/ baixar e depois volto p/ falar oq achei.

    Abção e fique com Deus

  25. O maior hit deles não foi “Girls and Boys”? Pelo menos quando penso em Blur, é o que me vem à cabeça. E também acho que o pop britânico renasceu, como sempre renasce…

    bjs

  26. nossa, show do CBJ e Nx0 50 reais .. que caro ! hahaha
    mas adorei o blog, lotado de informações úteis.
    parabéns !

Deixe uma resposta

