Discoteca: Os Mutantes – Os Mutantes

Ano: 1968

01) Panis Et Circenses

02) A Minha Menina

03) O Relógio

04) Adeus Maria Fulô

05) Baby

06) Senhor F

07) Bat Macumba

08) Le Premier Bonheur Du Jour

09) Trem Fantasma

10) Tempo no Tempo (Once Was a Time I Thought)

11) Ave Genghis Khan

O Brasil para o mundo era sinônimo de carnaval, praias, futebol e belos corpos naquela época (E não mudou nada ainda hoje). Mas no final da década de 60 a coisa mudou. Alguns jovens com influência de hippies e de músicas que haviam escutado em São Francisco ou Londres, distorceram toda a música popular brasileira, introduzindo levadas rock, blues e jazz, e até mesmo reaggea e folk nas composições brasileiras. Óbvio que isso irritou completamente os políticos de direita, esquerda e centro, que comandavam a ditadura no país nesse período. Essa distorção ficou conhecida como Tropicalismo.

Os Mutantes surgiram no centro desse turbilhão. Músicas distoantes que misturam um pouco de tudo, e até mesmo efeitos eletrônicos, compõem um dos melhores discos brasileiros já produzidos. Até hoje escutamos diversas canções desse disco nas  vozes de outros artistas como a banda Relespública, Marisa Monte, Pato Fu e outros. Sua música pop e ao mesmo tempo experimental ganhou o mundo e virou referência. Perto de artistas revolucionários da época, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, não parece ter muita força… Mas entrelinhas esconderam um mundo maravilhoso que marcou a história.

Confere ai a Rita Lee novinha ;~

37 Respostas to “Discoteca: Os Mutantes – Os Mutantes”

  1. Panis Et Circenses é um clássico dos Mutantes!
    Ótimo texto! Gostei bastante ! (logo eu, que sou fã de Mutantes).
    O álbum Divida Comédia não pode faltar pra quem gosta do bom Rock. Músicas como Ando meio Desligado, Hey Boy, Meu Refrigerador Não Funciona!

    Literalmente, atrevo a dizer que é a melhor banda de Rock do Brasil.

    O Sérgio Dias imita baixo, bateria e até sintetizador em Meu Refrigerador não Funciona.

  2. luizcarlosmuniz Says:

    Esse disco é fantastico…já ouvi milhares de vezes
    Dica exelente..,
    O texto já diz tudo o que eu pensei em dizer
    Marcou epoca e a vida de muita gente!!

    Abraço

  3. BLOG INTERESSANTE ESSE =)

  4. Esse álbum é um clássico! Algumas das músicas ganharam uma versão excelente no épico show de Londres, que marcou o retorno da banda.

    Os Mutantes são uma das melhores bandas brasileiras de todos os tempos, quiçá a melhor. Sou fã de carteirinha…

  5. Haha

    Meu comentário saiu a cópia do anterior. Até parece que copiei as idéias. Vou me retratar então e ir além, dizendo que as letras são de uma irreverência sem par, coisa linda de escutar, e também recomendando o álbum que pra mim foi o melhor da banda, Tudo foi feito pelo sol, de 75, se não me engano.

  6. Porra, finalmente um post que não me sinto ignorante,não sou grande fã de Mutantes se tratando de saber todas musicas e tals,mas gosto muito,principalmente os primeiros discos,e este que postou é “crássico”

    grande abraço.

  7. Eu fui no show no joao rock !
    foi muito bom
    conheci la

  8. Nunca gostei muito das músicas dos Mutantes nas versões deles, acho que as bandas que fizeram covers deles fizeram um trabalho melhor.

    Gostei muito do post abaixo.

    Até.

  9. Ah Rita Lee era linda. Mutantes marcou uma época muito especial da minha vida, o mais esgraçado é que nunca mais ouvi. Nem tenho vontade de ouvir, esá lá, guardado em algum lugar do passado.

  10. Nossa, velho show esse blog =]

    meus parabens

  11. Nossa …
    Mutantes é Mutantes!!
    Não tem como não ser fantástico!!
    Originais, inteligentes, tudo de bom!

    ;D

    bjus

  12. vi o especial da discografia MTV os mutantes… do caralhoooo esse cd!
    http://pedropyratero.blogspot.com/

  13. Este disco é realmente maravilhoso…..
    É um dos discos brasileiros que mais gosto…

    Abraços!

  14. Olha eu de novo!
    Por falar em tropicália….
    Eu acho que esse período foi o melhor para a música brasileira….

    Abraços!

  15. Espetacular…mutantes foi e continua sendo referencia musical.

  16. Fui apresentado aos Mutantes pela primeira vez pelo meu pai quando eu ainda era muito pequeno.

    Eu ouvia os discos ainda de vinil dos Mutantes em praticamente toda festa que meu fazia em casa. Foi nessa época que fui aprendendo diferenciar música boa das ruins.

    Os Mutantes simplesmente revolucionaram a música brasieira e já vi varios cantores internacionais de sucesso hj em dia que já creditaram aos mutantes a base de suas músicas.

    E Rita Lee é um caso a parte. Sou muito fã dessa mulher.

  17. Pow velho, amo Rita Lee
    Tanto nos Mutantes como em carreira solo.
    Semelhante a meu amigo bob esponja ai em cima, fui apresentado a grandes nomes como esses desde pequeno por minha mãe de quem herdei o gosto por rita, os mutantes e semelhantes.

    Ah! Sua postagem já tá la

  18. eu adorei essa banda :)

  19. Olá

    aki eh o EX CLICKTREINAMENTOS ….
    rs

    pq agora to independente !!!!

    mudei meu url …..

    Muda ai o banner da click e poe o otro que eu fiz ..

    http://www.nicolasborel.blogspot.com

    FLW !!!

    PS..
    consegui utilizar o google analytics ????

  20. ouvi falar dessa banda muitas vezes
    semrep quiz escutar o som deles;;

  21. a rita lee é um icone, linda dmais, atitude e muito mais…
    foi a unica coisa q se dstacou no texto pra mim pois nao conheço bem o trabalho dos mutants…

  22. Os Mutantes é sensacional. Imperdível. Um dos grandes mestres do rock nacional.

    http://www.91rock.com.br/blog/questiona/

  23. Naaooo sou da epocaa
    maas…

    deveee ter sidooo mtooo lokoo!!

    http://mundop-o-p.blogspot.com

  24. Gosto de Mutantes…
    ja to baixando

  25. Não sou saudosista mas o Brasil merecia uma outra época daquela

  26. Bruno Capelii Says:

    muito bom o post
    parabéns

  27. nao gosto de os muntantes nao, aliás, nao gosto de quase nenhuma banda brasileira

  28. Carakas a Rita Lee era bunitinha novinha neh?

    auahuahauahuah

    Curto so a Rita Lee e ainda poucas musicas, vo tenta ouvir algumas musicas dos Mutantes (nunca ouvi nenhuma, pelo q eu saiba) ……………. hehe

    Ah………

    Brigadu por visitar meu blog e postar la xD

    Abração =]

  29. Oie Jonatas, vim retribuir a visita ta?
    Acabei de postar la no meu de novo, e deixei um estalo pra vc la…
    Mto obrigada pela visita e pelo comentario!
    Seu blog tbm ta otimo.
    bjo

  30. em horas que é muito melhor ficar calado…

  31. Os Mutantes, nunca precisamos tanto de tamanha inovação. Acho que vivemos uma era de inanição musical: música não muda mais pensamentos, revolta, protesta. Musica hoje vende, e só. Infelizmente…
    (Espero estar sendo pessimista)
    Abraços, tendo tempo: http://oddpassions.blogspot.com/

  32. hoje, sinto falta dessas novidades na música brasileira, parece que tudo hj em dia na área musical é “mais do mesmo”! Abraço

  33. Muito bom esse vídeo.
    A Rita nunca foi politicamente correta, talvez por isso seja tão demais!

    http://www.facetasdemim.blogspot.com

  34. Querido amigo avassalador…Jonatas…
    busquei em todo seu blog um local onde me sentisse a vontade… advinhe onde encontrei?
    aqui!
    os mutantes!
    será que tb sou um?
    venha nos visitar tb.
    http://avassaladorasrio.blogspot.com

    Um dado historico para vc.
    Diz a lenda que em um encontro casual com Leila Diniz que estava gravida surgiu a ideia da apresentação de Rita lee vestida de noiva no festival da record … na epoca foi um escandalo… eu assisti na TV, mas existe clip no You tube.

  35. OS MUTANTES os caras mais antenados do Brasil

Deixe uma resposta

