Bandas Nacionais?

No último post, nosso colega Felipe fez um comentário pertinente: existe muita banda boa no mundo inteiro, mas onde estão as bandas nacionais? Porque não são valorizadas aqui perdendo espaço para as gringas?

Fiquei pensando nisso e lembrei de outros comentários passados em que já ouvi “O rock brasileiro morreu nos anos 90 com os Raimundos” ou “não fazem mais MPB como antes”, ou ainda “num futuro não muito distante, nas análises do vestibular vão pedir para analisar a poesia do MC Créu”. Será que tudo isso é verdade???

Vejamos: O rock nacional tem boas representações atualmente, tanto quanto a MPB. Citemos ai artistas como CPM22, Pitty, Detonautas, Maria Rita, Ana Cañas, Tereza Cristina, Mônica Salmazo, Charlie Brown Jr., entre outros. Podem não ser os melhores letristas da história, mas conseguiram seu lugar ao sol. Não dá para comparar com Chico Buarque ou Ultrage A Rigor, mas estão ai, certo?

Tudo bem que todos os novos artistas tem uma coisa em comum: São da Universal Music. Ou seja, monopólio cultural. Outras bandas não tem espaço para divulgação por aqui se não forem da gravadora que explora as rádios e a MTV sem deixar espaço para as outras gravadoras.

Portanto, a partir de agora estou abrindo espaço para bandas novas brasileiras divulgarem sua música aqui. Toda semana teremos um novo artista nacional e comentários deste que vos escreve sobre suas músicas, capiche?

Conhece uma banda legal? Manda no comentário o nome e o link de onde eu possa escutar.

Fica a dica ;)

27 Respostas to “Bandas Nacionais?”

  1. rosangela Says:

    Vale musica gospel??

    meu cunhado toca e canta bem.. antes ele cantava mais o estilo Rapa.. hj em dia ele esta pro lado gospel.. “contraditório”.. sei lá..

    mesmo sendo meu CUnhado .. acho que ele toca e canta muito bem, não curto muito musicas gospel.. mas vendo ele cantar até já baixei algumas pra mim .. que gostei .. como do grupo rosas de saron.. e toque no altar.. são muito boas..

    Vou falar pra ele .. o nome da banda dele é Ministério Alice..

    olha eu fazendo propaganda … kkkk

    abç.. Jonatas

  2. nanaxinha_dk Says:

    bom, de músical nacional, banda etc…
    gosto de mpb, marisa monte, seu jorge, bruna caram e derivados…
    de rock curto mais internacional mesmo… haha

  3. DuDu Magalhães Says:

    Que bacana!
    tem umas legais e tals…
    uma aqui do meu Estado chamada Box-9

    http://www.bandabox9.com.br/

    o link deles, são muito bons!

    abrass

    http://visaocontraria.blogspot.com/

  4. rosangela Says:

    Falei besteira né?? kkkkkkk

    Desconsidere postagem anterior..

    kkkkkkkkkkkk

    abç…

  5. Sandro S. dos Santos Says:

    Não sei, eu percebo diferente. Acho que as bandas nacionais estão mais alta no momento do que as gringas.

  6. Leandro Bastos Says:

    eu dou valor a música nacional mas CPM22, Pitty e Detonautas são péssimos. ouhaouha

  7. Li Florencio Says:

    O bom e velho rock, sou da época qdo raimundos dominou o Brasil, ” eu quero ver o ocoooooooo”

    hehe

    gostei do seu post parabens!

    http://liflorencio.blogspot.com

  8. Maíra Charken Says:

    Me dá um pouco de raiva às vezes. Eu que já quis ser cantora, ter uma banda autoral me deparei com um meio muito ingrato. Pra falar a verdade não é muito diferente da profissão de atriz, que exerço agora. Mas pra uma banda nova e boa penetrar o mercado hoje é mil vezes mais difícil do que antes, a não ser que ela venha comendo pelas bordas, opte por outros meios de divulgação que não sejam gravadoras, rádios. É, minha gente, que Deus salve a música brasileira!

  9. Breno Lucano Says:

    Não sou fan dos nacionais, salvo raras exceções.

    Contudo, devo louvar a iniciativa de divulgar a cultura brasileira.

  10. Boa idéia!
    Vou acompanhar!

    O monopólio de algumas gravadoras já estava me irritando mesmo…

  11. Gutemberg Xavier Says:

    gostei do seu blog, vc já comenteu no meu.. vlWW

    nunca deixe de ir lá….. vota na enquete…

  12. Não tenho nenhuma banda pra te enviar, mas gostei de saber que seu blog tem um foco que é a música, de várias tribos e raças.
    Como não sou um fã de músicas, num sei se vou ser um frenquentador desse blog, mas fica ae os parabéns.
    valeuz.

  13. Markoso Lima Says:

    Cara, gostei da iniciativa!!
    Vou acompanhar também.

    São Luís do Maranhão, onde moro, tá virando celeiro de música boa, a exemplo do aconteceu com Zeca Baleiro e Alcione!!

    Tô te mandando o link de algumas bandas de rock aqui da capital:

    http://www.myspace.com/themadsband
    http://www.myspace.com/sublica
    http://www.myspace.com/nimbusparadisia

    Ouve aí e se gostar de alguma e for postar, me avisa!!

    Abração
    http://senhor-do-tempo.blogspot.com

  14. UNDERGROUND Says:

    Rock eu prefiro os ‘de fora’…mas tem boas bandas nacionais no espaço ‘independente’. Depois eu mando alguns trabalhos que conheci por aí…

    flw!

  15. Carlos Eduardo Says:

    Amei o blog, bem informativo.
    E o “fica a dica” no final do texto é ótimo – uso sempre que posso.

    Sobre as bandas, tem uma muito boa.. Inplástika

    http://tramavirtual.com.br/inplastika

    os caras mandam um rock muito bom, boas letras, melodia viciante.
    Enfim, parabéns pelo blog.

    http://putoanonimo.blogspot.com

  16. @nderson Pinheiro Says:

    Bandas nacionais as vezes fazer suscesso mais as vezes nao prestão =D

    o blgo ta massa.. sucesso!
    =D
    >>RÁDIO BAGACEIRA<<
    http://radiobagaceira.blogspot.com/

  17. H α ſ α η Says:

    Hmm
    Não conheço muitas bandas nacionais
    Até porque estou mais ligado as músicas instrumentais (trilhas sonoras) no momento…

    Gostei do seu blog

    Até

    http://noonsense.blogspot.com/

  18. Leonardo Dognani Says:

    Bem, tem uma banda de um amigo que tiveram que parara de tocar por causa de dim dim……
    mas é aquela coisa, to mandando link pq acho legal.

    Clipe no Youtube:

    boa iniciativa^^

    Abraços^^

    • Leonardo Dognani Says:

      Olá rapaz.
      Venho lhe pedir para apagar este comentário por motivos pessoais.
      Não tenho contato com as pessoas desta banda e nem o quero, nem tampouco com as pessoas que também conheciam o mesmo e nem com a cidade a qual pertencem!
      É um favor que lhe peço, pois tem ligação, mesmo que indireta, com pessoas que eu tenho repúdio! uma parasita que consegui me livrar! Então lhe peço para apagar este comentário e também esta resposta.
      Abraços rapaz, e agradeço desde já!

      • Leonardo Dognani Says:

        Só para deixar bem claro: odeio MPB e todas as musicas “culturais” brasileiras. Odeio!
        e todas as bandas de rock citadas na postagem, também são do meu repúpio! ODEIO!
        Raimundos é outra porcaria!

        Estou deixando claro minha posição!

        E se você não vai apagar os comentários acima, então fica esse para esclarecimentos! MUITO RUIM!

        Leonardo Dognani

  19. Fernando Gomes Says:

    música nacional me deprime um pouco..

    desculpe mas cpm22 e detonautas estão longe de ser uma ‘boa representação’ para o rock nacional atual.

    Só falta falar que o Nx Zero faz música de qualidade..

    nada contra..só uma opinião.
    ;D

  20. Amanda Guerra Says:

    Olha, eu adorei a sua idéia! Sou uma defensora ferrenha da música brasileira de modo geral, e acho um absurdo como certas pessoas simplesmente a ignoram.

    As bandas que você citou, em específico, é que eu acho que não traduzem muito bem como tem banda boa por aí, mas aí já é questão de gosto pessoal mesmo.

    No mais, parabéns! `Pelo blog, pela iniciativa, por tudo!

    Abraços

  21. bob.loco Ah ViDa Eh lOcA mAnO!!! Says:

    Poxa acho isso muito legal, essa midia só nos manipula e faz nos ouvir o que eles querem, tem uma banda chamada Forfun, e é uma das minhas bandas favoritas, os caras tocam muito bem, porem eles ainda nao sao conhecidos em todo brasil, vc pode escutar o som da banda no site da uol mesmo, e tem um cara tbm que eu curto muito, é o Rub, um catarinense que consegue representar muito bem o surf music brasileiro, ele é totalmente independente desde das criações das letras até seus clipes e cds, show de bola

    abraços
    http://blogaragem.blogspot.com

  22. Gustavo Zago Says:

    ah!tem muitas bandas nacionais otimas!!é so dar uma passadinha no myspace…pode nao fazer seus estilos,mas bandas como Moveis Coloniais de Aceju,Vanguart,Mallu Magalhães,Roberta Sá,Cibelle….procurem ouvi-los!

    gostei mt do blog!
    http://guiaimpessoal.blogspot.com/

  23. Ana Lucia Says:

    Nossa! como o Rogger está velho!!!!!!!!!
    o pior é que a banda dele é da minha época de mocinha

  24. Guinomo Mestre Says:

    Acho que vai demorar muito para que as bandas que são realmente boas cheguem a midia. A midia vende o que mais se compra. E é com um grande pezar que eu digo que a maior parte da população ou houve pop-sertanejo ou HC barato ou ainda “o creu”. Isso é uma m**da, mas a realidade é essa.
    Enquanto o Brasil não começar a consumir musica de qualidade ela não aparecera na nossa grandiosa tv aberta.

    abraços, paz e rock

Deixe uma resposta

